Alergia – o que é, sem termos técnicos

Você não é da área das ciências biológicasʔ Faltava às aulas de biologia na escolaʔ rs Então esse texto é para pessoas como você, que não é médico e não entendeu quase nada daquelas explicações que acabou de ouvir no consultório sobre a alergia do seu animal.

Saiba que seu esforço para saber mais sobre as alergias resultará em menos gasto com medicações e consultas, e em maior qualidade de vida para o seu animal. Então, paciência, continue lendo!

Alergia é uma característica genética, herdada do pai e da mãe do animal. Por ser genética, não tem cura. Isso significa que não importa o que seja feito, seu cão ou gato será alérgico a vida toda.

Não desespere, nem pare de ler ainda! Alergia dificilmente será a causa da morte de um cão, uma vez que acomete mais a pele. No entanto, se não manejada adequadamente, pode resultar em uma vida sofrida para o animal e a família, porque a coceira excessiva pode causar automutilações no corpo, e a inflamação da pele pode gerar otite frequente, que, com o tempo, pode levar à surdez.

Mas alergia é fácil se você seguir essas três regras:

1- Descubra como e por que ela acontece

2- Previna as crises, evitando contato com as causas de alergia

3- E continue fazendo isso pelo resto da vida do animal, mesmo quando ele estiver bem. Se parar de prevenir, voltam as crises de alergia.

Sempre assim: simples, sem novidades ou complicações.

Entenda essas três regras,clicando nos links a seguir, para acessar as partes 2 e 3 desse texto, publicadas neste blog:
http://dermatocaoegato.blogspot.com.br/2015/08/alergia-o-que-e-sem-termos-tecnicos.html
http://dermatocaoegato.blogspot.com.br/2015/08/alergia-o-que-e-sem-termos-tecnicos_19.html