sexta-feira, 3 de junho de 2011

Dicas de banho - parte 1

Vc sabe dar banho no seu pet? Não adianta comprar o xampu certo se vc não sabe como usar!

Não é possível esgotar o assunto neste pequeno texto. A idéia aqui é evitar erros grosseiros que comprometam a eficiência do tratamento prescrito. As dicas abaixo valem para animais com ou sem problemas dermatológicos.

Que produtos usar?
A escolha do produto é essencial. Vc deve levar em conta a idade, o ambiente em que vive, a cor e o tipo de pelagem e a frequência dos banhos na hora de escolher. Para uma pelagem bonita e saudável, vc vai precisar de pelo menos três produtos:
1- xampu ou sabonete de limpeza
2- xampu adequado ao tipo de pelo (os terapêuticos são desse grupo, levar em conta a cor, o comprimento e o tipo de pelagem).
3- Condicionador- é ele quem confere brilho e maciez após o banho. Muitas vezes é responsável pela hidratação da pele após o uso do xampu terapêutico.

Já existem xampus do tipo “dois em um” (com condicionador) para facilitar a tarefa de banhar seu animal.

Como banhar seu animal – passo-a-passo:
1- Molhar e desembaraçar.
2- Limpeza: Aplicar o xampu ou sabonete de limpeza sempre diluído de acordo com a indicação da embalagem (se não tiver indicação, utilize partes iguais com água num frasco pequeno à parte) e espalhar pelo corpo sem esfregar. Enxague abundantemente.
3- Tratamento: Aplicar o xampu de tratamento (terapêutico, para pelagem preta, ou clareador, para filhotes...), também diluído de acordo com a orientação do fabricante, espalhar massageando, sem esquecer a parte de baixo do corpo, os dedos e a cauda. Deixar agira por dez a vinte minutos – nos dias de inverno, vale enrolar uma toalha sobre o corpo, evitando golpes de ar e desconforto por sentir frio enquanto espera o produto agir. Enxaguar sem esfregar.
4- Hidratação e condicionamento: Retirar o excesso de água dos pelos, passando as mãos do pescoço até a cauda e de cima pra baixo. Só então aplicar o condicionador (também diluído) em todo o corpo (não esquecer a parte de baixo!) e enxaguar levemente.
5- Secagem: Retirar o excesso de água com as mãos novamente e secar com toalha felpuda sem esfregar para não embaraçar ou quebrar os fios.
6- Acabamento: Para dar mais brilho, use um reparador de pontas próprio para animais, nos fios longos – pergunte a um bom tosador o quê e quando usar.