terça-feira, 3 de agosto de 2010

Citologia Aspirativa paras as lesões de pele.

A Citologia é muito útil em Dermatologia Veterinária, contribuindo para o diagnóstico de muitas doenças, principalmente as neoplasias ou tumores de pele.

É um procedimento praticamente indolor que consiste na observação das células retiradas por punção da lesão com uma agulha fina.

Não é necessário jejum, anestesia nem outro preparo especial para a sua realização, mas dependendo da localização da lesão (perto do olho, entre os dedos ou áreas de difícil acesso ou inflamadas), o animal poderá precisar de sedação leve para que permita a espetadinha sem se mexer.

O material recolhido durante a punção com a agulha é colocado numa lâmina própria e enviado ao médico veterinário especialista para que ele possa avaliar a presença de microrganismos potencialmente perigosos na amostra, além de identificar, nos casos de neoplasias, a origem das células presentes (se são de pele, de tecido muscular, glandular etc) e também o grau de diferenciação dessas células, ou seja, o quanto elas se parecem com as células originais.

A Citologia Aspirativa está indicada principalmente para as lesões nodulares que persistirem por mais de três meses na pele ou subcutâneo do cão ou gato e deve ser realizada por profissional habilitado.